segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O meu almoço com o Príncipe Herdeiro do Japão

© Foto Associação Escutista do Japão
Ontem, dia 2 de Agosto, eu tive a oportunidade de ir almoçar com o príncipe herdeiro do Japão, Naruhito. De manhã, durante o pequeno-almoço, uma chefe do contingente portuguesa veio ao meu campo, à minha procura, e disse-me «Margarida, hoje vais ter um dia diferente!» Mesmo sabendo isso, não estava à espera que fosse um almoço com o príncipe do Japão, e quando me apercebi fiquei muito entusiasmada!

Fui levada para uma tenda gigante onde estavam mais ou menos 70 escuteiros, cada um representante do seu país, como eu própria. Ficámos lá todos quase 1h30, mas foi um tempo muito bem aproveitado, porque serviu para conhecermos pessoas de diferentes países e culturas e fazermos novos amigos. Antes de sairmos, dividiram-nos por mesas, 6 países por mesa. Na minha mesa estava a Suíça, a Ucrânia, o Zimbabué, a Tanzânia e ainda outro país que acabou por não aparecer.

O almoço era fora de campo. Por isso, fomos de autocarro até uma escola que ficava a mais ou menos 5 minutos de distância do campo do Jamboree. A escola estava super vigiada e segura : um dirigente japonês até comentou connosco que «hoje, esta escola tem mais polícias do que o aeroporto». Acho que ficámos todos um bocadinho assustados depois disso! Antes de passarmos para a sala onde se iria realizar o almoço, tivemos de deixar todos os nossos pertences numa sala trancada. Coisas como os telemóveis, as carteiras … tudo o que tínhamos nos bolsos. Até me obrigaram a deixar os lenços de papel, vejam lá!

Para além de toda esta segurança, nós, escuteiros, tínhamos algumas regras para cumprir. Não podíamos oferecer nada ao príncipe, não podíamos falar com ele, a não ser que ele viesse falar connosco, tínhamos de esperar pela permissão de uma espécie de mestre-de-cerimónias que estava na sala para começarmos a comer…

A sala onde íamos almoçar tinha uma decoração simples, mas elegante. Foi-nos servida a comida, caril vegetariano, e esperámos cerca de cinco minutos até começarem a entrar mais pessoas para o almoço: o primeiro a entrar foi o chefe mundial dos escuteiros, João Armando Gonçalves, e logo a seguir vieram outras entidades importantes do escutismo Japonês. Quando o Príncipe Naruhito chegou, toda a gente se levantou e recebeu-o com uma salva de palmas, e só depois pudemos começar a almoçar.

No final do almoço, e de todo o convívio, o príncipe esteve a ouvir alguns escuteiros a falar sobre de que maneira o Jamboree estava a ser especial e uma experiência inesquecível para cada um deles. O príncipe foi impecável, com um ar muito simpático e sempre com um sorriso na cara. Via-se que ele queria mesmo estar ali a partilhar o Jamboree connosco!

 Para mim, foi uma experiência incrível, não só pelo facto de ter tido a oportunidade de almoçar com o príncipe do Japão e com o chefe mundial dos escuteiros, mas também pelas pessoas que conheci e pelo bom tempo que lá passei!

Margarida Machado Porto Llobet
Agrupamento 80 Belém – Portugal

1 comentário: