sexta-feira, 31 de julho de 2015

Hiroshima: Pela memória de há 70 anos atrás


Uma das atividades mais emblemáticas do Jamboree é a da ida a Hiroshima, o local sob o qual foi largada a bomba atómica, há 70 anos atrás. Hoje foi o dia de seguirmos o subcampo Akagi e Bandai, local onde estão inseridas várias patrulhas portuguesas da AEP e CNE, a uma visita a Hiroshima.

 O dia começou cedo para as os elementos dos grupos, que por voltas das 6 da manhã já se encontravam a entrar no autocarro em direção a Hiroshima. Após a chegada ao local destinado, as patrulhas foram encaminhadas para o museu memorial da paz de Hiroshima, onde tiveram oportunidade de ter contacto em primeira mão com os vestígios da bomba da fatídica manhã de 6 de Agosto de 1945. Entre os vários destroços expostos no museu encontravam-se alguns dos origami’s feitos por Sadako, vítima da bomba de Hiroshima, conhecida pela sua força e vontade de viver, assim como objetos pessoais e fotos chocantes dos momentos imediatos após o bombardeamento. De seguida, as equipas foram direcionadas para o auditório onde iria haver uma apresentação e exposição sobre o tema da bomba atómica.



A sessão teve início com a demonstração de um vídeo que captava os momentos anteriores e posteriores ao lançamento da bomba sobre o território nipónico. Durante 10 minutos sucessivos, foram projetadas imagens que chocaram com a sua brutalidade, confrontando quem assistia com o sucedido há 70 anos atrás. Posteriormente, foi a oportunidade aos jovens expressarem a sua opinião neste assunto.



 Para além do museu e da sessão no auditório, foi realizada uma visita guiada pelos jardins envolventes onde se encontram vários monumentos dedicados às vitimas de Hiroshima, culminando nas ruinas do “Atomic Bomb Dome” o único edifício sobrevivente à bomba de Hiroshima. Esta actividade serviu para despertar consciências e alertar para os perigos deste tipo de bombas assim como estimular a capacidades dos jovens de dialogarem de modo a chegar à paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário