quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Aldeia do Desenvolvimento Global – Em cada oficina, um desafio!

Do Programa de Atividades em Campo – fazem parte 6 grandes áreas – GDV (Aldeia do Desenvolvimento Global), Cultura, Ciência, Água, Fé e Atividades de Tempo Livre… claro que depois, cada uma destas áreas está dividida em inúmeras ofertas, distribuídas por outras tantas inúmeras “tendas”, como é o caso do GDV.

Aqui o desafio é bilateral, pois, se por um lado cada jovem tem que escolher em qual pretende fazer a sua atividade, ou quais oficinas vai querer participar, o outro desafio é dos animadores, pois têm que captar e posteriormente cativar a atenção dos participantes, recorrendo essencialmente a materiais básicos como o papel, lápis, canetas, cola e tesoura. Alguns poderiam mesmo achar que seria um desafio desigual, por acreditarem que apenas a tecnologia é a forma de manter os nossos jovens interessados! Certo é que, recorrendo ao material didático essencial, não só não dispersam a atenção dos mais novos, como têm conseguido manter a assistência focada e a colaborar no que realmente interessa.


Através deste módulo de atividades, os jovens podem aprender o que realmente podem fazer, e participar na discussão de assuntos de dimensão global! Têm também a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos no que se refere a direitos humanos, fome e aquecimento global de 5 diferentes perspetivas: Paz, Ambiente e Sustentabilidade, Direitos Humanos, Saúde e Pobreza. Também ficam a saber o que as Nações Unidas e ONG (Organizações não governamentais) estão a fazer de forma a lidar com estes problemas.

Prevê-se que estas ações, junto dos 33.000 participantes, permita alertar as consciências de mais de 32 milhões de jovens em 162 países e territórios. De uma oferta de cerca de 70 “oficinas”, os jovens terão que escolher e participar nas que desejam. Como exemplo, na área de prevenção de acidentes, existe um simulador que faz com que a visão dê informação errada ao cérebro, agindo este de forma “errada” em função da realidade, fazendo com que se “despiste” várias vezes ao longo de um pequeno circuito.

Outro exemplo de oficina será uma onde cada um é motivado de forma a incrementar a sua autoestima, a aceitar o seu corpo como é! A partilha de ideias entre os jovens participantes, na forma de como criar um mundo melhor, fará despertar a inovação, que por consequência ajudará com certeza na resolução dos assuntos globais.

Toda esta atividade e envolvimento contribuirá para que a paz global seja uma realidade mais próxima e que o tema deste jamboree “WA: espirito de unidade” seja de facto assimilado por cada um de nós!


 

Sem comentários:

Enviar um comentário